Núcleo de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão – NPPE

O Núcleo de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão – NPPE é o núcleo que objetiva fomentar a produção científica, as atividades de extensão e promover cursos de pós-graduação.

Através do desenvolvimento de pesquisas, procura fazer um feedback entre as necessidades do aluno e o meio universitário, proporcionando o planejamento e expansão de programas a serem desenvolvidos, resultando, assim, em uma melhor adaptação e permanência do aluno no Ensino Superior.

Com relação a extensão, objetiva integrar a comunidade interna e externa, oferecendo programas que promovem a capacitação do material humano nas relações pessoais, interpessoais e profissionais promovendo o enriquecimento da qualidade de vida da comunidade acadêmica bem como da comunidade onde a faculdade se encontra inserida.

A pesquisa científica, uma das funções básicas daFaculdade do Cerrado Piauiense – FCP, é entendida como uma atividade prática, orientada para a produção de conhecimento e busca de resultados socialmente significativos.

O NPPE incentiva a pesquisa científica do corpo docente, por todos os meios ao seu alcance, entre os quais os seguintes

a) formação de pessoal em curso de pós-graduação, próprios ou de outras instituições nacionais ou estrangeiras;

b) concessão de auxilio para execução de projetos específicos;

c) intercâmbio com outras instituições científicas, estimulando os contatos entre professores e o desenvolvimento de projetos comuns;

d) realização de convênios com instituições nacionais e internacionais, visando a programas de investigação científica;

e) divulgação dos resultados das pesquisas realizadas;

f) promoção de congressos, simpósios e seminários para o estudo e debate de temas científicos, bem como participação em iniciativas semelhantes de outras instituições.

… ensino, pesquisa e extensão efetivamente se articulam, mas a partir da pesquisa, ou seja, só se aprende, só se ensina, pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nasceram da pesquisa. O professor precisa da prática da pesquisa, para ensinar eficazmente; o aluno precisa dela, para aprender eficaz e significativamente; a comunidade precisa da pesquisa, para poder dispor de produtos do conhecimento; e a Universidade precisa da pesquisa, para ser mediadora da educação (Severino, 1996).
O QUE É PIBIC E QUAL É A SUA RELAÇÃO COM O NPPE DA FCP?

PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, dirigido à formação científica dos estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Contabilidade, Direito e Letras, por meio da participação ativa em projetos de pesquisa com qualidade científica. O PIBIC é coordenado pela Profa. Msc. Raimunda Maria da Cunha Ribeiro do Núcleo de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão (NPPE) da FCP.

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ALUNO PARA PARTICIPAR DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA?

Estar matriculado em curso de graduação da FCP (exceto no último semestre da integralização do curso); apresentar bom rendimento acadêmico; não ter vínculo empregatício; não se afastar da instituição em que desenvolve seu projeto de pesquisa; apresentar ao NPPE relatórios mensais; apresentar os resultados da pesquisa em eventos científicos sob forma de exposições orais ou painéis e um artigo científico a ser publicado em Revista Científica; não ser reprovado em qualquer disciplina do curso.

QUAIS DEVEM SER OS PASSOS DE UM ALUNO QUE DESEJA SE SUBMETER A SELEÇÃO DO PIBIC?

Inicialmente o aluno deverá procurar o professor co-orientador da uma linha de pesquisa escolhida para desenvolver e solicitar dele o preenchimento do “Termo de Aceitação de Co-Orientação no PIBIC”. A seguir deverá solicitar do co-orientador sugestões de literaturas para que possa se preparar para a prova escrita e entrevista, etapas constituintes do processo de seleção do bolsista do PIBIC.