Localização

A CIDADE DE CORRENTE

Corrente, distante 874 km da capital do Estado (Teresina), é o município pólo de sua microrregião e a maior cidade das cinco microrregiões do sul do Piauí. Possue um grande contato com a população baiana que vive nas cidades próximas e as que fazem divisa com o município. ( Formosa e Santa Rita da Bahia).

As cinco microrregiões do Extremo Sul do Piauí possuem 380.916 habitantes (IBGE-2000), sendo 39.927 habitantes de população escolarizável no Ensino Médio, entre 15 a 19 anos. Nessa região, existem 28 Escolas de Ensino Médio, sendo 11 de rede estadual de ensino, 14 particulares e três municipais.

Micro-região: Chapada do Extremo Sul Piauiense
População: 24.518 hab. (IBGE / 2007)
Limites: – Norte: Riacho Frio / São Gonçao do Gurguéia  Sul : Cristalândia / Estado da Bahia / Sebastião Barros  Leste : Parnaguá / Sebastião Barros / Riacho Frio  Oeste: estado da Bahia
Clima: Temperatura Média: 25°C
Economia: Expressiva tradição pecuária, com forte presença da raça zebuína Nelore. A microrregião de Corrente e seus municípios vizinhos constituem o maior polo pecuário do Piauí, com destacados criadores da raça Nelore.
Eventos: Julho / Exposição Agropecuária – 08 Dezembro / Padroeira Nossa Senhora da Conceição

Um pouco da História da cidade

No ínicio do século passado, a organização da Igreja Batista, em 1904, e logo depois do Instituto Batista Correntino, em 1920, impulsionou o desenvolvimento socio-educacional-cultural da região. A disputa pela hegemonia entre os Protestantes Batistas e a Igreja Católica proporcionou à população da região acesso a escolas confessionais (além das escolas públicas estaduais), com conseqüente melhora dos índices de alfabetização e desenvolvimento cultural. Além disso, a grande troca de experiências culturais entre os missionários protestantes americanos e o povo local gestou uma cultura própria no sul, rica e diversificada em muitos aspectos sociológicos. Ainda que predomine a tradição ibérica, patriarcal e patrimonialista nordestina, há traços de influências de outras culturas (notadamente a americana), com suas práticas, costumes, ritos e códigos.